Com a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública à Federação Portugal Taekwondo, a organização passou a ter o direito exclusivo e a responsabilidade de organizar seleções e representações nacionais.
No entanto, a participação nos principais eventos internacionais, carece da autorização das respectivas federações internacionais (WT e ETU). Autorização que já solicitamos mas que ainda não recebemos resposta. Solicitámos também, há diversas semanas, que a Federação Portuguesa de Taekwondo informe a World Taekwondo que somos a única entidade reguladora do Taekwondo em Portugal.
Se conseguirmos acesso às provas, o caminho desportivo que está traçado, para a prova de apuramento para os Jogos Europeus e para o Campeonato do Mundo deste ano, é o seguinte.
A qualificação para as atividades da Seleção Nacional com vista à preparação da prova de apuramento para os Jogos Europeus, em Bucareste nos dias 7, 8 e 9 de Abril, passa por identificar à data de 05 de Março os atletas melhores classificados no ranking nacional.
Relembramos que o campeonato regional conta 40 pontos para o ranking nacional e a participação no mesmo é condição obrigatória para participar na prova nacional que conta 120 pontos. Mais informação sobre a organização do ranking nacional e qualificação para a seleção nacional está disponível no regulamento respectivo.
Relativamente à preparação do Campeonato do Mundo, em Baku entre os dias 20 de Maio e 4 de Junho, será utilizado o mesmo critério, o ranking nacional, sendo que a participação no campeonato nacional é requisito obrigatório. A data de consulta do ranking nacional é a 23 de Abril.
Reforçamos a importância, de todos os atletas portugueses com aspirações a representar Portugal, da participação nos campeonatos regionais e nacionais pois são eles que mais contribuem para o ranking nacional.
Obrigado pela atenção.