Home > COMUNICADOS > COMUNICADO: FEDERAÇÃO PORTUGAL TAEKWONDO – UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA

COMUNICADO: FEDERAÇÃO PORTUGAL TAEKWONDO – UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA

Caros associados,

Em 2017, o Taekwondo deixou de ter utilidade pública desportiva. A Federação Portuguesa de Taekwondo (FPT) tinha perdido a confiança das entidades que regulam o desporto, da maioria da comunidade do Taekwondo e da sociedade em geral. A essa falta de confiança, a instituição estava também presa a um modelo organizacional obsoleto, por distritos, a um pântano de irregularidades e a uma dívida que não é responsabilidade do Taekwondo nacional. Uma dívida que deveria ter sido alvo de auditoria externa, recusada pela atual direção da FPT, para que os prevaricadores, em sede própria, fossem responsabilizados pelas suas ações e todos os créditos pagos.

Em 2018, nasce a Federação Portugal Taekwondo (PORTKD) e as suas regionais, dotada de um modelo organizacional moderno, por regiões, com estatutos e regulamentos mais exigentes para prevenir falhas do passado, rapidamente tornou-se na maior entidade representativa do Taekwondo nacional. Sem apoios do estado, sem condicionar escolas ou atletas, fizemos o nosso percurso. Desenvolvemos um conjunto inacreditável de iniciativas, apoiámos financeiramente e logisticamente as escolas, adquirimos equipamento para realizar competições, entre muitas outras coisas.

Em 2020, foi-nos atribuído o estatuto de utilidade pública (UP), que reconhece o benefício que a PORTKD tem na área do desporto para a sociedade, um requisito fundamental para alcançar o estatuto de utilidade pública desportiva.

Em 2023, foi-nos atribuído o estatuto de utilidade pública (UPD), que nos confere a competência para o exercício, em exclusivo, para o Taekwondo, de poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública, bem como a titularidade dos direitos e deveres especialmente previstos na lei.

Hoje o Taekwondo nacional, para além de outros direitos, volta a:

– Ter a possibilidade de realizar candidaturas para aceder a fundos do Estado para desenvolver a modalidade, apoiar os atletas, treinadores e escolas e a aceder a receitas consignadas por lei;

– Ter as suas seleções e representações nacionais reconhecidas pelo Estado Português, podendo utilizar os símbolos nacionais;

– Ter quadros competitivos da modalidade regulados onde poderão ser atribuídos títulos nacionais;

– Poder participar nos organismos internacionais reguladores da modalidade de forma legítima;

– Ter poderes públicos para exercer ação disciplinar sobre todos os agentes desportivos sob sua jurisdição, bem como regular os quadros de formação.

– Participar na definição da política desportiva nacional e a estar representado no Conselho Nacional do Desporto

Todos estes direitos são fundamentais para conseguirmos, em conjunto, desenvolver a nossa modalidade que muito estimamos, tanto na vertente tradicional como na desportiva. Foi com esse intuito que o grupo competente de pessoas que lidero tem trabalhado de forma voluntária e incansável durante estes anos. A essas pessoas, o Taekwondo nacional deve esta nova oportunidade (UPD). Quando vários diziam que não conseguiríamos, nós sabíamos que não poderíamos desistir do Taekwondo, até porque a outra alternativa demoraria pelo menos mais dez anos, a conseguir o que alcançamos. Os resultados falam por si.

Tenhamos a capacidade de aprender com os erros, de escolher melhor as lideranças, de sermos mais exigentes com as regras, de abraçarmos a mudança. Continuaremos, agora com mais responsabilidade, a trilhar este caminho que acreditamos conduzir ao desenvolvimento sustentável do Taekwondo nacional.

Entre outras ações, previstas a curto prazo, iremos reorganizar e reforçar as equipas de trabalho da federação, convidar as várias autarquias a desenvolver protocolos de desenvolvimento do Taekwondo nos municípios, formalizar os pedidos de filiação nos organismos reguladores nacionais e internacionais, e elaborar candidaturas a programas de desenvolvimento desportivo.

Estamos empenhados em construir um novo futuro para o Taekwondo.

A todos um feliz ano novo !!!

Nuno Semedo

Presidente da Direção