Ainda estamos distantes de alcançar os recursos financeiros necessários para apoiar plenamente todos os atletas convocados à seleção nacional. No entanto, este ano, a nossa capacidade de apoiar os atletas aumentou. Como acreditamos firmemente que a estratégia de democratizar a participação na seleção nacional a todos os atletas que ocupem o primeiro lugar do ranking, na sua categoria, é crucial para o desenvolvimento do Taekwondo no nosso país, torna-se importante definir medidas de apoio às competições internacionais das seleções nacionais de combate, que estejam alicerçadas em critérios desportivos objetivos e que garantam simultaneamente a sustentabilidade financeira da Federação.
Com esse objetivo em mente, a direção da Federação e a Comissão técnica de combates desenvolveram as seguintes medidas de apoio, tendo em consideração os seguintes objetivos:
1) Permitir que todos os atletas em primeiro lugar no ranking nas suas categorias, apesar do seu número considerável (Seniores: 16; Juniores: 20; Cadetes: 20), possam participar e receber algum nível de apoio.
Medida: Tal como em 2023, todos os atletas participantes terão suas taxas de inscrição na prova e o seguro desportivo adicional pagos.
2) Apoiar de forma diferenciada os atletas com desempenho desportivo internacional relevante, com base em critérios objetivos, sem comprometer a estabilidade financeira da federação.
Medida: Será estabelecido um teto máximo de despesa para cada evento, garantindo apoio generalizado aos atletas e simultaneamente apoio adicional aos que possuem um percurso desportivo internacional relevante, de acordo com os seguintes critérios:
Critérios de apoio adicional – Séniores
1) Integração no regime de alto rendimento
2) Posição no ranking mundial (WT) inferior ou igual a 100º lugar.
Nível 1 – O atleta reúne dois dos critérios
Nível 2 – O atleta reúne um dos critérios
Critérios de apoio adicional – Juniores
1) Integração no regime de alto rendimento
2) Nos dozes meses anteriores à convocatória, ganhou duas medalhas em competições oficiais da WT e em cada umas dessas competições ganhou pelo menos 2 combates.
Nível 1 – O atleta reúne dois dos critérios
Nível 2 – O atleta reúne um dos critérios
Critérios de apoio adicional – Cadetes:
Em 2024, por questões financeiras ainda não é possível apoiar adicionalmente a categoria de cadetes.
PROCEDIMENTO DE APOIO DIFERENCIADO:
Em cada pré-convocatória será informado o valor orçamentado para o apoio adicional: O valor será dividido pelos atletas que reúnem os critérios. Os atletas do nível 1 terão direito a duas partes do valor e os atletas do nível 2 a uma parte:
Exemplo:
Orçamento total: 5000 euros
Verba para inscrições e seguro: 2000 euros
Verba para apoio adicional: 3000 euros
Existem dois atletas que estão no nível 1 – Número de partes a considerar (2×2=4)
Existem dois atletas que estão no nível 2 – Número de partes a considerar (2×1=2)
Total de partes: 6 partes
Valor de apoio de cada parte: 3000/6 = 500 euros
Cada atleta de nível 2 receberá 500 euros de apoio para as suas despesas de participação
Cada atleta de nível 1 receberá 1000 euros de apoio para as suas despesas de participação