A Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) eleita para o período 2025-2029, da qual faz parte o Rui Bragança, médico e atleta olímpico de Taekwondo, tomou posse, esta terça-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) com o propósito de dar aos atletas “as condições, o reconhecimento e o apoio que verdadeiramente merecem — dentro e fora do alto rendimento”, prometeu o novo presidente da Direção, Emanuel Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Londres 2012.
Fernando Gomes expressou a esperança de vir a ter “boas notícias” quanto à discussão do Programa de Preparação Olímpica para o ciclo 2026-2029 que está a decorrer com o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Secretária de Estado do Desporto, recordando a promessa feita pelo Primeiro-Ministro de aumentar a dotação em 20 por cento. O presidente do COP afirmou que o foco vai estar também “na educação e transição pós-carreira”, de modo a “ajudar os atletas a consolidarem a sua carreira desportiva com a educação”, tornando-os “mais competitivos na fase de transição para a vida pós-competição.
Aproveitamos para dar a conhecer que a Missão Portuguesa aos Jogos da CPLP 2025 será chefiada por Rui Bragança, que representou Portugal em dois Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), tendo sido vice-campeão do Mundo em 2011 e bicampeão da Europa, em 2014 e 2016, entre outros títulos.
Em representação da CDP na comitiva portuguesa estará Joana Cunha, ex-atleta de Taekwondo, que será adjunta do Chefe de Missão. Joana Cunha foi atleta de alto rendimento durante dez anos e esteve integrada em dois projetos olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), foi Campeã da Europa Sub-21 (2014), medalha de prata nas Universíadas (2015) e subiu ao pódio em várias competições internacionais.
